Pintura automotiva sólida: pra um visual convencional
Olha só, a pintura pra automotivos do tipo sólida é a mais encontrada nos veículos, tá? Isso porque é a técnica padrão usada na maioria das fábricas de automóveis.
Ela é feita com tintas à base de resinas de poliuretano ou de poliéster, que são materiais resistentes à água e tem alta cobertura. O resultado é uma coloração opaca e com tons vibrantes.
Agora essas tintas costumam ser encontradas geralmente nas cores branco, preto e vermelho, tá?
Pintura automotiva metálica: design moderno
Já a pintura pra automotivos metálica é pra quem prefere o carro com aquele acabamento brilhante, sabe?
Pra esse tipo de visual, é usada uma tinta especial com pigmentos de alumínio. Daí, o carro fica luxuoso e com uma aparência mais limpa. Aí sim, hein?
Essas tintas são bastante encontradas na cor cinza, prata e preto, mas é possível achar outras opções como vermelho, azul e outras.
Pintura automotiva perolizada: parece que muda de cor
E tem ainda a pintura pra automotivos do tipo perolizada, que é bem parecida com a metálica. Só que, dependendo do ângulo que você olha pro veículo, dá a sensação que ele mudou de cor.
Isso acontece porque é usado um pigmento de base mineral chamado pó de mica e também o pó de pérola. Daí conforme bate o sol, dá pra perceber a mudança de tom.
Essa técnica é muito usada em carros de luxo como limusines, viu?
Outra vantagem de usar esse tipo é que, além da tinta e do verniz, é passado uma mão de resina pra ativar o brilho das partículas de pérola. Então, é como se ela tivesse uma camada extra de proteção que aumenta a durabilidade da pintura!